Método Macrodesign: como funciona o processo de criação de um produto

Desde o primeiro dia do Grupo Criativo, há 12 anos, a empresa utiliza o Método Macrodesign para a criação dos produtos e para atender as demandas dos clientes. Todo designer, ao integrar a equipe do Grupo, é orientado a utilização do Método, que, unido ao talento de cada um, torna o processo ainda mais preciso.

O Método Macrodesign foi 100% desenvolvido pelo Grupo Criativo e prevê seis etapas que envolvem planejamento, contextualização, pesquisa criativa, ideação, validação e lançamento.

Etapa 1: planejamento
Nesse primeiro momento o cliente é envolvido no processo. É quando a equipe busca entender o negócio do cliente, definindo os objetivos e as metas de trabalho, além de coletar métricas importantes para a realização do projeto. É nesta etapa do processo que o real desafio a ser trabalhado é descoberto em conjunto do cliente, definindo o escopo de trabalho, os prazos das entregas, as expectativas, os resultados esperados e o potencial do projeto como um todo. Como o time do Grupo costuma dizer, design não tem briefing.

Etapa 2: contextualização
Nesta etapa, o cliente é contextualizado em relação ao mercado, entendendo os concorrentes, definindo as fatias de mercado nas quais o produto ou o negócio se posiciona, além das micro e macro tendências do segmento. Após isso, são criadas hipóteses para a realização de pesquisas aprofundadas, checando todas as variantes que podem afetar o desenvolvimento da ideia e o resultado final esperado.

Etapa 3: pesquisa criativa
É a fase do processo em que o próprio time de design do Grupo “vai para a rua” fazer a pesquisa própria que será utilizada como filtro de projeto, identificando junto ao público-alvo como será a aceitação do novo projeto. A pesquisa envolve tanto ações online como trabalhos de campo.

Etapa 4: ideação
Somente neste momento a parte visual do projeto começa a ganhar forma porque é preciso ter todas as informações alinhadas para pensar o que o produto será. Não existe receita de bolo ou ideias prontas para o desenvolvimento do bom design. O projeto precisa atender aos objetivos do cliente, mas respeitar a aceitação pré-determinada pelo mercado. Esse processo garante informação e construção da confiança para o trabalho de design.

Etapa 5: validação
É durante a etapa de número cinco que a validação do produto desenhado acontece. Para isso o projeto é checado com o cliente e passa por testes com o consumidor final. Testar antes de lançar no mercado é sempre mais barato.

Etapa 6: lançamento
Por fim, é pensado como será o lançamento do produto, que precisa ser comunicado adequadamente para o público consumidor. Durante a fase final do método, o Grupo faz a conexão da marca do cliente com uma agência de publicidade ou marketing digital preparada para atendê-lo.

O Método Macrodesign é completo e, por isso, demonstra uma maior probabilidade de acerto e sucesso no produto, marca ou serviço final.

Share it.

Receba a design venture por e-mail

Ao se cadastrar você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.